terça-feira, 30 de março de 2010

Nem Darwin explica

Cada dia que passa vemos mais casos de violência e intolerância em nossa sociedade. Pedófilos aos montes, estupradores, bandidos que roubam sabonete, motoristas que se enfurecem e até um participante de um programa de televisão que dá socos no chão e se diz lutador.
A verdade é que nossa sociedade admira e, por vezes, até premia alguns violentos; mas fico me perguntando porquê? O que tem de tão sedutor em ser violento? Porque valorizamos os violentos e a violência em geral?
A verdade é que na sociedade aquele que conseguir sobreviver vai conseguir perpetuar seus genes (em tese); e para isso vale tudo, até passar por cima de toda as regras de convivência que criamos em nossa sociedade.
Por mais que desejemos ser "civilizados" e respeitadores, parece que não há como fugir a tendência de usar da violência (física ou moral) para atingirmos nossos objetivos, que no fim resumem-se a fazer alguma diferença, ou como resumiria Darwin, perpetuar nossos genes.
Será que realmente estamos condicionados , ou melhor, presos a esta sina biológica e por isso nossa sociedade se tornou tão violenta? Então pra que criamos as regras de convivência para manter nossa evolução? Acho que nem Darwin explica... talvez nem Freud

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei de seu estilo. Só não tenho o dom de escrever, mas suas idéias se confundem com as minhas.

Parabéns!!!