sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Tudo bagunçado.

Hoje, como gosto sempre de fazer, fui participar de alguma palestra oferecida pela minha entidade de classe em troca de um pacote de leite em pó.
O tema era "Qualidade de Vida". Esperava que o expositor (um psicólogo conhecido da mídia) fosse expor e passar dicas do que podemos fazer para ter uma melhor qualidade de vida.
A princípio , achei que seria interessante a exposição, já que ele começou perguntando aos ouvintes o que cada um achava que era "qualidade de vida".
Tomando a palavra de volta ele resumiu o que umas 2 ou 3 pessoas falaram: o conceito de qualidade de vida é subjetivo. Pode ir desde o conceito de paz (interior e com os outros), passando pela felicidade,  por questões religiosas e, até mesmo, material. Chegou a um lugar comum: valoriza-se muito o TER em detrimento do SER.
Invevitável, depois, foi ele começar a falar do trabalho que ele desenvolve que não tinha nada da ver com o tema da palestra.
Pensei comigo mesma: vou embora? Sinceramente esperava outra coisa... e palestra que era para começar as 9:30 hs, começou as 9:45 e - teoricamente - terminou as 10:10 hs.
Supostamente a parte teórica do que o palestrante tinha para expor foi passado em 25 minutos, mas pra "encher linguiça" foi dada a palavra aos participantes e alí ficaram uns poucos falando sobre politica, cidadania, violência, pobreza, etc.durante uns 50 minutos.
Engraçado... mas até o palestrante tinha tudo bagunçado... por um lado fiquei insatisfeita, mas por outro me identifiquei com essa bagunça, que no final das contas tem tudo a ver com o problema da qualidade de vida.
Então imediatamente me veio a mente a frase que ouvi pela manha de minha mãe, enquanto ela procurava um cartão de banco para me passar: - ontem, arrumei os endereços que anotava em muitos papeizinho. Como é mais fácil a nossa vida quando arrumamos as coisas.
A grande verdade de hoje é que qualidade de vida também está em ter tudo arrumado dentro de nós. Saber o que queremos, quando queremos, como queremos... assim.. tudo arrumadinho.
Dá pra viver com metas, adaptando os planos e tirando tudo da bagunça. Basta ter um pouco de vontade.

Nenhum comentário: