quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Pessoas Dificeis - Parte 1

Esta semana participei de outra palestra no meu Órgão de Classe.
O tema desta vez era: " Como lidar com pessoas dificeis - aplicado a advogados e profissionais da área jurídica"
Na verdade me interessei pelo tema, não só porque lido com pessoas dificeis, mas também porque sou uma pessoa extremamente dificil de lidar.
É.. confesso! Tem dias que nem eu mesma me aguento. Além de me cobrar demais, muitas vezes sou rude e grossa com as outras pessoas.
Aliás, poucas pessoas conseguem admitir que são grossas e estúpidas como eu consigo admitir de e pra mim.
Fico imaginando, porque sou tão grossa? E, consequentemente, uma pessoa dificil de lidar?
Segundo explicações dadas na palestra, as pessoas ou nascem ou "estão" dificeis.
Creio que eu me encaixo no tipo de pessoa  que nasci e estou dificil. A parte boa da coisa é que tenho plena consciência disso.
Foi dificil chegar a essa conclusão, mas agora que sei e identifico quando estou sendo dificil e acabo tenho duas reações: a primeira é me perdoar por ser assim; e a segunda, totalmente oposta, é me cobrar em pedir desculpas pra quem eu fui grossa. A verdade é que nem sempre temos a oportunidade de pedir desculpas pra alguém, depois que somos estúpidos.
Então, na maioria das vezes as pessoas acabam tendo uma impressão ruim a meu respeito.
Antes não me importava em deixar uma péssima impressão, mas hoje, talvez amadurecendo um pouco, vejo que não é bom deixar com que pensem de maneira errada a meu respeito.
No fundo eu sou uma boa pessoa, só que por razões que muitas vezes fogem do meu controle, reajo da pior maneira.
Lembrando da minha infância, consigo recordar-me de quantas vezes eu era agressiva. Os coleguinhas de onde eu morava sempre me temiam, porque eu sempre reagia batendo quando algo não me agradava.
Hoje, eu não agrido mais fisicamente, já que com o tempo, percebi que os coleguinhas ficaram mais forte fisicamente. Fui desenvolvendo então a técnica de agredir verbalmente e, o pior, analisar tudo a respeito das pessoas para usar contra elas.
Isso se tornou usual... entendo de pessoas; desde suas reações fisicas até modos de falar e se comportar.
É ... realmente sou uma pessoa dificil.
A dica para lidar com pessoas dificeis é: autoconhecimento; e colocar-se no lugar do outro.
No meu caso, não adianta alguem se colocar no meu lugar, pois nunca conseguira entender porque sou uma pessoa dificil (afinal, nem eu mesma consegui entender por completo).
Então aí vai uma dica pra quando alguem se deparar com uma pessoa como eu: nunca bata de frente, pois será sempre perda de energia.

Nenhum comentário: