quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Sucesso Financeiro

Sucesso financeiro não é somente ganhar, ter e administrar o dinheiro. Creio que com o passar dos anos (ainda  poucos, imagino eu) aprendi sozinha coisas que meus pais, familiares ou amigos não sabem ou não nunca compartilharam comigo.

Sucesso financeiro está mais ligado a nossa personalidade do que se imagina e ao modo como nos relacionamos emocionalmente com os outros também.

Não raras vezes vi pessoas endividadas que também eram "endividadas" com seus amigos, sempre querendo "ganhar" mais dos "amigos" do que dar e no fundo os laços não se estabeleciam, já que na outra ponta o amigo sempre sentia que estava dando mais do que recebendo e , em consequência, deixava o outro "endividado" de atenção.

No lado oposto, com frequência vemos pessoas que tem inúmeros relacionamentos de amizade e são pessoas que tem habilidade em manter interações sociais, que geralmente sabem "dar" e  bastante e acabam recebendo também; mas.... isto não lhe garante uma situação , ou posição, credora já que não sabem administrar.

Sei que generalizar nem sempre é bom, mas alguns exemplos se repetem com frequência e por isso digo que o sucesso financeiro (ou qualquer outro tipo de sucesso ligado a abundância) depende muito de como os padrões emocionais e de personalidade da pessoa se manifestam.

Daí porque ter abundância está ligado, na minha opinião,  a  três coisas: ganhar, ter e administrar.

O "ganhar" é o "receber" e aí também é importante o como ganhar. Na maioria das vezes o ganhar está ligado a sentimentos negativos, quiçá até ligados a infância. Não raras vezes encontro pessoas que trabalham pra ganhar dinheiro e não ganham dinheiro pra trabalhar, ou seja, não gostam do trabalho e profissão que tem, mas o fazem pelo dinheiro. Isto gera muitas vezes a sensação de que o dinheiro ganho não é algo positivo, mas necessário.

O "ter" não necessariamente está ligado ganhar, mas é também um momento seguinte ao "ganhar". É o momento em que estamos com o dinheiro antes de gastar ou administrar o dinheiro. Esse momento não necessariamente está ligado ao ganhar, já que muita gente herda, ganha na loteria, recebe a doação desse dinheiro e não teve que se mover pra nada , dando algo em troca, para receber. O ter é aquele momento em que "jogamos a bola ao alto e ela pára lá em cima antes de cair"; é também o momento que mais precisaríamos pensar e não o fazemos. É o momento que, quem quer ter sucesso, precisa aprender a pensar para passar a fase seguinte que é administrar. Esse é o momento da decisão que ninguém nos ensina o que fazer e aí que a "bolinha" pode cair ao solo. Aliás, na maioria das vezes a "bolhinha" (ou as bolinhas) caem ao solo, já que o dinheiro não é bem aproveitado e as pessoas acabam gastando tudo que tem.

Finalmente o "administrar" está ligado a saber o que fazer com o que ganhou e o que tem, sabendo como gastar, como investir, como aplicar, quais os objetivos e metas para o que ganhou ou tem. Neste ponto são pouquíssimas as pessoas que tem consciência ou clareza nas  idéias para saber fazer o que tem que ser feito e com base nos seus próprios objetivos pessoais.

A dica para o sucesso financeiro é saber estas três coisas, mas temos um componente chave pra saber como tudo isto funciona que é o "aprender". Talvez o "aprender" é o "óleo" que faz as engrenagens funcionarem. Estar disposto a aprender sempre em tudo nos traz não somente o sucesso financeiro,
mas também a abundância em todas as áreas de nossa vida.


Nenhum comentário: